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Novo e-Delivery, o caminhão totalmente elétrico da Volkswagen produzido no Brasil com financiamento Baixo Carbono

 

e-Delivery VW / fonte: VWCO

Enquanto a transição de carros movidos à combustíveis fósseis para elétrico ainda engatinha no Brasil, apesar de o Etanol já ser amplamente utilizado, a Volksvagen do Brasil inovou com a comunicação da fabricação em série do novo caminhão totalmente elétrico produzido em terras tupiniquins, na sua fábrica em Rezende (RJ).


O modelo conta inicialmente com duas configurações: 11 toneladas com capacidade de carga útil de até 6.320 kg e 14 toneladas com capacidade de carga útil para 9.055 kg.

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As versões ainda conta com diferentes conjuntos de baterias. 

O caminhão poderá ser escolhido com 3 packs de baterias tendo autonomia de 110 km e o pack com 6 baterias tem uma autonomia de 250 km.

O motor é um WEG AL160, que dispões de 109 CV de potência, com torque máximo de 50,3 kgfm. A transmissão é uma Allison automatizada.



Preço


Com relação ao valor que o consumidor irá desembolsar, a versão de 11 ton com 3 packs de baterias está com preço sugerido pela fábrica de R$ 780 mil. O que é um valor maior que o Volvo FH na sua versão traçada que sai por aproximadamente R$ 717,2 mil sendo o caminhão mais vendido do Brasil atualmente. A diferença é que o Volvo FH consegue puxar um peso bruto de 74 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado).


Entretanto, se o cliente optar pela versão de 11 ton com 6 packs de baterias, o valor fica em R$ 967 mil.


A versão de 14 ton com 3 packs tem o preço sugerido de R$ 765 mil e na mesma configuração de peso porém com 6 packs de baterias, o valor sobe R$ 980 mil.



Valores de custos



Fazendo um comparativo de manutenção com dois caminhões (um elétrico e outro movido à diesel) de peso bruto total de 23 ton e que roda 150 km por dia, a ABVE obteve os seguintes dados:

O custo com diesel é de R$ 55,7 mil ao ano. O modelo elétrico gasta R$ 28,5 mil de energia por ano.

A manutenção do caminhão Diesel é de R$ 28 mil por ano. Com o caminhão elétrico é de R$ 15,4 mil no mesmo período.

É importante lembrar ainda que o motor elétrico não contém alguns elementos mecânicos que os motores à combustão possuem como virabrequim, válvulas e comandos.


Financiamento


A Volksvagen Financial Services elaborou um pacote de crédito para a compra do seu primeiro caminhão 100% elétrico.


A financeira oferece um pacote com juros quase zero por causa do Finame Baixo Carbono, que contempla consumidores que ajudam a natureza comprando produtos que não emitem gás carbônico.


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